Devemos estimular os bebês recém nascidos a segurarem e alcançar objetos
Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 25
http://www.gestantesonline.com
02112021
Devemos estimular os bebês recém nascidos a segurarem e alcançar objetos  18272210

Incentivar recém-nascidos e bebês de até 3 meses de idade para que manuseiem objetos e observem adultos desenvolvendo as tarefas do dia a dia ajuda no desenvolvimento social, motor e cognitivo da criança.

Incentivo dos bebês desde cedo


Embora nos primeiros três meses os bebês, em geral, não sejam capazes de fazer sozinhos os movimentos para alcançar objetos, a proposta segundo pesquisas é justamente que os cuidadores incentivem esse movimento antes.


"Os cuidadores normalmente estimulam o uso das mãos a partir do momento em que os bebês aprendem o movimento de alcançar objetos. Nossa proposta é o contrário: incentivar no período em que eles ainda não conseguem"

O que fazer?


Uma das atividades propostas pelos pesquisadores é colocar nas mãos da criança um objeto com uma textura lisa. Na sequência, acrescentar uma rugosidade àquela superfície, para que o bebê sinta a diferença na forma de agarrar.

Outra proposta é oferecer o dedo para o bebê segurar e, quando ele conseguir, sorrir. Assim, ele fará a associação do toque com o estímulo visual.

Ainda, em um ambiente com baixa luminosidade, colocar um feixe de luz, como uma lanterna normal ou a lanterna do celular, que atravesse horizontalmente o bebê na altura do peito. A ideia é que ele tente controlar os braços ao buscar pelo feixe de luz.

A grande maioria dos pais não tem ideia de que seus bebês são capazes de aprender logo nos primeiros meses de vida.
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos