Exercícios na gravidez ajuda no parto
Raquel
Raquel
Admin
Mensagens : 356
Data de inscrição : 10/08/2013
Idade : 25
http://www.gestantesonline.com
20082013
Exercícios na gravidez ajuda no parto Exerci10


EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ AJUDAM A TER UM PARTO NATURAL MAIS TRANQUILO


Praticar atividades físicas faz bem para a saúde em qualquer momento da vida, e na gravidez eles podem ir muito além da manutenção do peso e saúde: podem ajudar, também, a favorecer o parto natural com mais tranquilidade.
“Quanto maior o tempo que a mulher pratica exercícios, melhor, mais benefícios ela terá na hora do parto”, diz o ginecologista e obstetra Pedro Awada, do Hospital e Maternidade Brasil.

Nutróloga Liliane Oppermann conta como driblar a fome de hora em hora na gravidez
“Você tem dois tipos de mulheres, a que já fazia exercícios regulares e que era sedentária.
As que já faziam devem continuar e ir adaptando a intensidade do exercício ao momento da gravidez, quanto mais perto do parto, mais o bebê exige.

Geralmente, as mulheres que já faziam atividades físicas estão muito mais preparadas para o trabalho de parto”, explica o médico Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho.
Os médicos dizem que os exercícios devem ser indicados pelo especialista que acompanha a gravidez, pois ele já sabe como está o desenvolvimento do seu corpo e a que práticas você se adaptaria melhor.

A intensidade vai variar de mês a mês, já que o crescimento do feto acontece em um espaço de tempo curto demais para que o corpo se adapte totalmente.
“Quando você pratica uma atividade física as dores tendem a ser menores, e a prensa abdominal é mais eficiente porque você tem uma musculatura preparada para auxiliar durante o trabalho de parto.

A chance de um parto normal é muito maior do que a de precisar de uma cesariana por conta de um trabalho mais prolongado ou exaustão da mãe, e a recuperação é quase imediata”, completa o doutor Nahas.


Mexa-se e sinta-se bem!

 
O primeiro e mais simples dos exercícios que podem ser feitos durante a gravidez é um dos mais comuns no dia a dia, a caminhada.
“É importante, porque é um trabalho aeróbico que vai ajudar na nutrição do bebê e em melhores retornos venosos para a mãe, como redução do inchaço nas pernas.
Ele deve ser mantido paralelo a um trabalho de postura”, indica Nahas.
“Por volta do sétimo mês, a atividade quase que se concentra no trabalho de parto, nos músculos preparativos para ele. 

Durante um mês a grávida vai se preocupar especificamente com isso”, complementa.
Ambos os profissionais dizem que os melhores exercícios na gravidez são aqueles que estimulam o assoalho pélvico e a musculatura abdominal, ajudando na flexibilidade dessas regiões.

Além dos que o médico pode indicar para fazer em casa, como o agachamento, você também pode recorrer a aulas já bem famosas, como o Pilates, yoga e hidroginástica.
Todas com um preparador que saiba lidar com esse momento da vida feminina, já comum em muitas academias e estúdios que oferecem essas práticas.
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos